Coordenador : Eliane Ramos Pereira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 400003.2206.43864.07112023
Unidade/Órgão Adm.: CME
Departamento/Setor: MEM
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A clientela será variada conforme interesse da comunidade a ser alcançada, abrangendo adolescentes e jovens, adultos e idosos interessados de acordo com a especificidade temática das palestras sem exigência de escolaridade específica.
Local de atuação: O Projeto beneficiará dois Municípios para realização das palestras, em escolhidos especialmente igrejas, escolas, tendo em vista maior concentração e maior afluxo contínuo de grupos humanos de interesse. Especialmente nas instituições: Município de São Gonçalo – Comunidade Ev. Rhema, R: Nestor Pinto Alves, 240, em Alcântara. Além disso, haverá orientações de prevenção de acidentes e/ou noções básicas de primeiros socorros em escolas de ensino fundamental e grupos de terceira idade em Niterói.
Objetivo
Objetivo Geral - Fornecer conhecimentos básicos de primeiros socorros em igrejas e escolas, capacitando pessoas da comunidade para prevenção de acidentes diversos e atendimento pré-hospitalar em caso de acidentes na rua, no lar, no trabalho e outros Objetivos Específicos -Identificar situações de atendimento pré-hospitalar -Reconhecer os diversos meios de prevenção de acidentes -Descrever o atendimento ao traumatizado e o ABC da vida -Reconhecer os primeiros socorros às vítimas de: oParada cardiorespiratória oHemorragia e choque oFerimentos na cabeça, tórax, abdome oMordedura e picada de animais peçonhentos oAsfixia, afogamento e envenenamento oQueimadura oRetirada de corpos estranhos oChoque elétrico oDesmaio, febre -Demonstrar técnicas de curativo e transporte de acidentados
Resumo
O trauma atualmente tem sido reconhecido como um problema de saúde pública de maior relevância. Com os crescentes índices de acidentes e violência na sociedade atual, tais como a violência urbana, acidentes de trânsito, acidentes no domicílio, no trabalho, na escola, e outros, faz-se necessário que as próprias comunidades sejam capacitadas a prestar o atendimento básico de primeiros socorros às vítimas e, ainda, prevenir tais acidentes. Nesse sentido, constituem importantes grupos sociais para esse âmbito educativo de prevenção e intervenção, as escolas, e em especial, as igrejas pelo grande afluxo de pessoas de níveis sócio-econômico-culturais e faixa etária diversificada. Portanto, o principal objetivo desse projeto é fornecer conhecimentos educativos básicos de primeiros socorros em igrejas e escolas, capacitando pessoas da comunidade para prevenção de acidentes diversos e atendimento básico pré-hospitalar em caso de acidentes comuns na rua, no lar, no trabalho e em outros locais.